O Padrão da Raça

O COCKER SPANIEL INGLÊS

Padrão Oficial da Raça 

Disponível no site da Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC:
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo8/cockering.pdf

Aparência geral:
Alegre, robusto, próprio para caça, bem balanceado e compacto, medindo aproximadamente o mesmo da cernelha ao chão, como da cernelha à inserção de cauda.

Carateríticas:
De natureza alegre, com a cauda em movimento incessante e com uma ação típica cheia de energia, principalmente quando segue o rastro sem medo de penetrar em esconderijos densos.

Temperamento:
Meigo, afetuoso, cheio de vida e exuberante.

Cabeça e crânio:
Focinho bem quadrado, com o “stop” bem marcado, situado a meia distância entre a ponta do nariz e o occipital. Crânio bem desenvolvido, nitidamente cinzelado, nem muito afilado, nem muito grosseiro. Os ossos da face não devem ser proeminentes. Nariz suficientemente largo para favorecer a capacidade do faro.

Olhos:
Cheios, porém não proeminentes. Marrons escuros ou marrons, jamais claros, porém, em casos de cães de cor fígado e branco, os olhos são cor de avelã escura, em harmonia com a pelagem; com expressão de inteligência e meiguice, porém alerta, esperta e alegre. Pálpebras bem ajustadas.

Cores:
Várias. Nas cores sólidas não é permitida a cor branca a não ser no peito.

Mais informações sobre cores no site: http://www.thecockerspanielclub.co.uk/colours.htm

Orelhas:
Lobulares, de inserção baixa, ao nível dos olhos. Couro refinado estendendo-se até a ponta do nariz. Bem cobertas por pelos longos, lisos e sedosos.

Boca:
Mandíbulas fortes, com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura, isto é: os dentes superiores sobrepassam ligeiramente os dentes inferiores e são implantados em ângulo reto com as mandíbulas.

Pescoço:
De comprimento moderado, musculoso. Inserido elegantemente em ombros bem inclinados. Garganta limpa (sem barbelas).

Anteriores:
Ombros bem inclinados e elegantes. Pernas com boa ossatura e retas, suficientemente curtas para concentrar força, mas não tão Curt as a ponto de interferir com o tremendo esforço esperado deste magnífico cão de caça.

Corpo:
Forte e compacto. Peito bem desenvolvido e antepeito profundo, nem muito largo nem muito estreito na frente, costelas bem arqueadas. Lombo curto e largo. Linha superior firme e reta, suavemente inclinada, descendente do final do lombo à raiz da cauda.

Pés:
Firmes, com almofadas grossas como as de gato.
  
Posterior:
Largos e arredondados e muito musculosos. Pernas com boa ossatura. Joelhos bem angulados. Jarretes curtos, favorecendo maior propulsão.

Cauda:
Inserida ligeiramente abaixo da linha do dorso. Deve ser alegre em movimento e portada horizontalmente, nunca para cima. Normalmente amputada, porém não muito curta nem muito comprida, a ponto de interferir na sua ação incessante e alegre quando em trabalho.

Andadura/Movimento:
Andadura fácil, com grande propulsão e boa cobertura de solo.

Pelagem:
Pelo liso, textura sedosa, jamais duro ou ondulado, não muito abundante e nunca crespo. Boas franjas nos anteriores, corpo e posteriores acima dos jarretes.

Tamanho:
Altura aproximada: Machos: 39 a 41 cm e Fêmeas: 38 a 39 cm. Peso aproximado: 13 a 15 quilos.

Faltas:
Qualquer dos pontos acima deve ser considerado como uma falta e a sua gravidade deve estar na exata proporção com a sua intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário