domingo, 6 de novembro de 2011

Guriá - Grande Estrela


 Em  maio de 2001, recebi minha garota, Cuckfield’s Guriá. Já no aeroporto vi que ela era especial: linda, forte, alegre, única.

 De fato, Guriá é única, e absoluta. Ao longo de sua carreira, acumulou resultados e títulos, tornando-se talvez uma das maiores vencedoras da raça Cocker Spaniel Inglês. Os números de sua campanha são impressionantes para um cão de qualquer raça. Mas surpreendem mais ainda por Guriá ser uma fêmea, e ter conseguido brilhar dentre tantos machos, inclusive por vezes vencendo seu pai, que era o maior de todos os Cockers na época.

Dados da campanha da Guriá (2001 – 2004)


Número

Exposições que participou
104
Número de Finais
37
          Best in Show
5
          2º BIS
11
          3º BIS
9
          4º BIS
5
          5º BIS
7
Melhor de Raça
57
Reserva de Raça
24
Melhor de Grupo
43
Reserva de Grupo
24
Mini Best in Show
4

Em 2001

ØEm sua estréia aos 5 meses em Julho de 2001, no Rio Grande do Norte, foi 3x a Melhor da Raça Cocker Inglês, vencendo inclusive um grupo disputado com cães adultos e campeões das raças Retriever do Labrador e Golden Retriever
ØAinda com 6 meses de idade, foi o único filhote a se classificar em uma final de Exposição, conseguindo o 5° lugar de Best in Show, na exposição Panamericana julgada pelo juiz mexicano, Sr. Cezar Gutiérrez, em Agosto de 2001.
ØAos 9 meses de idade, em Teresina, obteve 2x o Reserva de Best in Show, sendo julgada pelo Sr. Sérgio de Castro e a Sra. Elisa de Castro, renomados conhecedores da raça Cocker Spaniel Inglês no Brasil.
ØAlcançou com brilhantismo o título de Jovem Campeã Nacional
ØObteve o título de Melhor Fêmea Cocker Spaniel Inglês do Ceará em 2001
ØVencedora de 4 Mini Best in Shows, ou seja, 4x o Melhor Filhote de Exposições entre todas as raças, sendo duas vezes no Rio Grande do Norte, uma no Ceará e uma no Piauí.

Em 2002


Ø  Alcançou o título de Campeã Nacional, recebendo quatro Certificados de Aptidão a Campeonato (CAC), todos como Melhor da Raça.
Ø  Alcançou com brilhantismo o título de Grande Campeã Nacional, recebendo oito Certificados de Grande Campeonato (CGC), todos como a Melhor da Raça.
Ø  No Ranking Cearense 2002, alcançou a colocação de Terceiro Melhor Cão Absoluto entre todas as raças do Estado do Ceará, além de Melhor Cão do 8° Grupo e Melhor Cocker Spaniel Inglês do Ceará.
Ø  Disputando também o Ranking Paraense 2002, foi considerada o Melhor Cão Paraense Interestadual entre todas as raças.
Ø  No Ranking Norte/Nordeste Dog Show, classificou-se como a Melhor Fêmea de Cocker Spaniel Inglês do Norte/Nordeste.
Ø  No Ranking Nacional Dog Show, classificou-se como o 8º Melhor Cocker Spaniel Inglês do Brasil.
Ø  No Ranking Oficial CBKC, por número de Best in Show, classificou-se como a Melhor Fêmea de Cocker Spaniel Inglês do Brasil.

Em 2003

Ø  Alcançou o título de Campeã Panamericana, recebendo quatro Certificados de Aptidão a Campeonato  Panamericano (CACPAB).
Ø  No Ranking Cearense 2003, alcançou a colocação de Oitavo Melhor Cão Absoluto entre todas as raças do Estado do Ceará, além de Segundo Melhor Cão do 8° Grupo e Segundo Melhor Cocker Spaniel Inglês do Ceará.
Ø  Disputando também o Ranking Paraense 2002, foi considerada o Segundo Melhor Cão Paraense entre todas as raças.

Em 2004


Ø  Participou do Campeonato Mundial da FCI, no Rio de Janeiro, onde alcançou o 4º lugar da classe Grande Campeonato. Na mesma ocasião, alcançou o 3º lugar da classe Grande Campeonato, na exposição internacional da CBKC;
Ø  Obteve o título de Campeã Internacional da FCI, em sua última apresentação, em Fortaleza;
Ø  No Ranking Cearense 2004, alcançou a colocação de Segundo Melhor Cão Absoluto entre todas as raças do Estado do Ceará, além de Melhor Cão do 8° Grupo e Melhor Cocker Spaniel Inglês do Ceará;
Ø  No Ranking Oficial CBKC 2004, por número de Best in Show, classificou-se como a Melhor Fêmea de Cocker Spaniel Inglês do Brasil;
Ø  No Ranking Nacional Dog Show por raça, classificou-se como o 9º Melhor Cocker Spaniel Inglês do Brasil.
Ø  Única fêmea Grande Vencedora Nacional no Brasil, em décadas.

Infelizmente, a única vitória que nossa garota não pôde me dar foi sua descendência. Mas sou grato a ela por todas as alegrias que proporcionou a mim e a sua grande torcida.


Hoje, com quase 12 anos, Guriá está em casa, vivendo uma vida totalmente pet, descansando dos seus tempos de glória. E vivendo como a rainha que ela é e sempre será, tendo escrito seu nome na história da raça. Porém, mais do que qualquer título, tendo se consagrado minha grande estrela particular. Minha filha.

Um pouco mais de história...

Um belo dia do ano 2000, em uma exposição realizada no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza – CE, eu tive o prazer de ver ao vivo o cão Dundee’s Trade Secrets, de propriedade do criador Romar Arns. Na época, "Trader" era o cocker do momento, tendo se consagrado BIS na grande exposição Brasil 500 Anos.



Na mesma ocasião, chegava ao Ceará, o cão Engel’s Ohren Johan Strauss, com apenas nove meses, belíssimo, passando a ser propriedade dos colegas Eduardo e Filipe Cabral. Dentro de alguns anos, Johan viria a se tornar o maior vencedor de todos os tempos da raça Cocker Spaniel Inglês no Brasil, acumulando 28 Best in Show, bem como diversas finais ao longo dos anos.

 Esse dia foi incrível, pois até então nunca antes tinha visto Cockers de tão alto nível. Foi aí que me veio a vontade de investir e adquirir um cão de melhor qualidade que, tanto pudesse levar uma vida como cão de estimação, mas que pudesse também me dar alegrias dentro da pista

Por intermédio do handler e amigo Ricardo Garcia, conheci os criadores Jadir e Anaíde Roque, titulares do canil Cuckfield, que vieram a tornar-se grandes amigos. Anaíde veio com sua cadela Cuckfield’s Exciting Girl, chamada de Vicky, a uma exposição realizada em Natal – RN. Eu confesso que fiquei surpreso de ver Vicky se movimentar, pois jamais imaginei que um Cocker poderia andar como um Pastor Alemão, à frente do condutor, com vigor e amplitude de passadas incríveis.

 Do acasalamento de Johan com Vicky, nasceram seis filhotes, dentre os quais Cuckfield’s Guriá, minha grande estrela, que pela sua grande importância em minha criação merece um capítulo a parte só para ela.

sábado, 5 de novembro de 2011

Nossos primeiros cães

Na verdade, eu sempre estive ligado a exposições de cães, haja vista que desde criança circulava com meu pai entre os criadores de pastores alemães. Ainda hoje, em sua casa, temos um belo exemplar de Pastor Alemão importada da Alemanha.

Apenas em 1995, ganhamos nossa primeira Cocker Spaniel Inglês, presenteada pela Sra. Clea Petrelli, expositora de grande renome de diferentes raças. Essa cadela era registrada como Babuska do Thulza Doom, filha de Cocker's Hill Frans, de criação do Sr. Sérgio Castro. Nós a chamávamos de "Priscila". Aí uma foto dela com seu filhote:



Em 1999,  nós acasalamos nossa "Priscila" com o cão Arcano's Bandit, de propriedade do colega Eduardo Cabral, titular do canil Fieldhunter. Essa foi, de verdade, nossa primeira ninhada, mas nós a registramos sob o afixo Fieldhunter. Foi assim que ingressamos nas exposições, com nosso filhote Fieldhunter Arcano, que chamávamos de "Tê", devido a uma marquinha na cauda. Com ele, nós descobrimos as exposições do Kennel Clube. A princípio, achávamos estranhíssimas, pois éramos acostumados com as exposições especializadas em pastores, totalmente diferentes. Mas aos poucos, fomos tomando gosto, ganhando algumas raças com o "Tê", e até um 4º lugar de BIS em uma exposição estadual. Segue uma foto do nosso primeiro garoto:

Hoje o tempo se passou, e minha Priscila e meu Tê já estão morando no canil de Deus. Mas foi com eles que tudo começou, e tenho orgulho de postar suas fotos aqui. Infelizmente, eles não deixaram descendência, mas a saudade permanece no coração.

Mossoró, 05 de novembro de 2011

O Início

Sophia, Eu e Seth


Olá, amigos admiradores da bela raça Cocker Spaniel Inglês. Meu nome é Alexandre, sou Médico Veterinário, titular do canil Urbana Legio. Sou esse que aparece na foto, com meus garotos ULSophia e UL Seth.

A partir de hoje, vamos utilizar este meio para falar um pouco da raça e, em especial, dos nossos filhos peludos, nossos cockers.

Pra começar, um texto de apresentação, retirado do nosso endereço do orkut:

"Amantes da raça cocker spaniel inglês desde 1994, quando foi adquirido nosso primeiro exemplar para companhia. No decorrer do tempo, ingressamos na cinofilia e passamos a expor nossos animais, já tendo obtido importantes vitórias com nossas "crianças".

Em 2002 e 2004, tivemos a honra de ser os responsáveis pela melhor fêmea do Brasil em número de BIS, CUCKFIELD'S GURIÁ, que somou 39 finais em exposições. Em 2007, sua irmã, CALENDAR GIRL (NÊGA), presenteou-nos com dois filhotes, dentre os quais a SOPHIA, que se tornou a melhor fêmea absoluta do Brasil no ano de 2008, e seu irmão CLARK, ambos Jovens Vencedores Nacionais. Tais vitórias consagraram nosso canil como o 3º Melhor Canil Criador de Cocker Inglês do Brasil em 2008, segundo o Ranking CBKC.

Não temos a menor intenção de nos tornar comerciantes de cães, não queremos um plantel gigante. Criamos o que admiramos, seguindo um padrão pré-estabelecido por órgãos reguladores da raça. Não nos apegamos a convenções ou modismos para satisfazer a vontade e soberba alheia. Aos críticos negativistas, damos a resposta nas exposições. Dos amigos, as críticas construtivas são benvindas, pois nosso intuito é fazer crescer a raça.

Nossas ninhadas são ainda esporádicas, mas deixamos claro que SOMOS DOIDOS POR CACHORRO!!!!!! Nossa maior meta é produzir cães saudáveis e colocá-los em lares onde os mesmos serão extremamente felizes e trarão alegria a todos.

Obrigado pela visita! Abraço a todos!!"

Alexandre Rodrigues

"...E se vc quiser se divertir, invente suas próprias canções..."

Viva Renato Russo! Viva a Legião Urbana!

Fortaleza - CE / Mossoró - RN, Brasil